Atividades Especiais

10 de agosto (Quinta-feira)
20h30: Cinema da Vela com o diretor Rami Nihawi e Lúcia Ramos


"O Cinema e os territórios da memória”

Cinema da Vela do dia 10 de agosto contará com a presença do diretor e produtor libanês Rami Nihawi, da pesquisadora Lúcia Monteiro e do curador da Mostra Mundo Árabe, Geraldo Adriano Campos.A partir do filme "Yamo", o diretor e os debatedores discutirão as relações entre a fragmentação da memória na reconstituição das narrativas nacionais e o papel do cinema. Será abordada também a produção cinematográfica libanesa contemporânea que enfrenta os traumas da guerra civil no país.

 

Rami Nihawi é diretor, ator e editor libanês que já trabalhou com cinema e teatro. Formado pelo Instituto de Belas Artes, na Universidade do Líbano, em atuação e direção, Nihawi apresenta em sua filmografia obras como Yamo (2011), Damascus, My First Kiss (2012) e Still Burning (2016).

 

Lúcia Monteiro é professora de cinema - tendo ministrado no curso de cinema da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3 - disciplinas sobre o Cinema da América Latina e sobre o Estudo das Formas Fílmicas (teorias do olhar). Ela realiza atualmente uma pesquisa de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo sobre as narrativas de dissolução e os problemas contemporâneos para o conceito de cinema nacional.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------


14 de agosto (Segunda-feira)
19h00: Fora do Quadro: Revolução até a Vitória + Sanaúd: Voltaremos

 

Participação de Rami Nihawi, produtor do filme Fora do Quadro: Revolução Até a Vitória, Emir Mourad, e Milton Barbosa, participante do filme Sanaúd: Voltaremos

 

"Arquivos e rastros do cinema palestino revolucionário”
A curadoria da Mostra Mundo Árabe exibirá conjuntamente dois filmes, um brasileiro (Sanaud: voltaremos, de Barros Freire) e um palestino (Fora de Quadro: Revolução até a vitória, de Mohanad Yakubi), buscando evidenciar as relações entre eles. Ambos tratam de um momento muito particular da história da produção imagética da Palestina: o período do cinema das organizações, ou cinema revolucionário, que atravessa o final dos anos 1960, toda a década de 1970 e o início dos anos 1980.
Qual o papel do cinema e dos arquivos para um povo que enfrenta, simultaneamente, tentativas de apagamento simbólico e material? O que pode uma câmera perante a necessidade de narrar o esforço)de resistência à ocupação territorial?

 

Participarão do debate Rami Nihawi (produtor do filme Fora de Quadro), Emir Mourad (Editor do Blog Sanaúd e ex-secretário geral da FEPAL - Federação Árabe Palestina do Brasil) e Milton Barbosa (Dirigente do MNU – Movimento Negro Unificado - e membro da delegação brasileira que visitou Yasser Arafat em 1980, cujo encontro é descrito no filme Sanaud).